Assessoria
O Conselho Deliberativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) elegeu nesta sexta-feira, dia 2, a diretoria que irá comandar a fundação no biênio 2018/2020. A posse oficial acontece no dia 1º de março.
O atual presidente, Gabriel Bádue, teve sua gestão reconhecida e foi reconduzido à função, juntamente com o vice-presidente Gerson Guimarães e com o novo integrante da diretoria, Jorge José de Brito Silva, que assume a diretoria-financeira em substituição a Wellyngton Silva.
A Fundepes é entidade de direito privado que gere no âmbito administrativo e financeiro de projetos de pesquisa e extensão junto as suas apoiadas, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Os membros do conselho foram unânimes ao destacar os avanços da atual gestão e de todos os esforços do presidente buscando assegurar a sustentabilidade da fundação, como forma de fortalecer seu papel de apoiadora das instituições federais de ensino superior.
Em 2016, quando assumiu a Fundepes, a atual gestão encontrou um cenário crítico do ponto de vista administrativo, sendo adotadas várias medidas austeras como redução de pessoal e corte de despesas, além de mudança organizacional e reposicionamento de mercado. E, apesar do cenário de crise política e econômica que assola o país, a Fundepes começa a dar sinais de recuperação.
Após agradecer as falas de reconhecimento dos conselheiros e ao apoio dos seus companheiros de diretoria, o diretor-presidente afirmou que seu primeiro mandato foi pautado por acertos e erros, mas sempre buscando fazer o melhor.
Estatuto
No último dia 17 de janeiro, o Conselheiro Deliberativo aprovou as alterações do Estatuto da fundação, para adequação da legislação vigentes e demandas da fundação.