Ascom Fundepes
A 9ª edição da Bienal Internacional do Livro foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (17), na Associação Comercial de Maceió. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas, por meio da Edufal, e este ano terá o tema Livro Aberto – Literatura, Liberdade e Autonomia.
O lançamento contou com a presença do presidente da Fundepes, Gerson Maciel Guimarães, e da diretora-financeira, Taciana Melo. Caberá a Fundepes fazer o gerenciamento administrativo-financeiro da Bienal do Livro, que este ano irá ocupar as ruas do bairro de Jaraguá, de 1º a 10 de novembro.
Ainda durante o lançamento, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, anunciou que o Vale Livro, projeto desenvolvido em parceria com a Semed e Fundepes, terá continuidade nesta edição da bienal, como estímulo à leitura dos alunos da rede pública municipal, que receberá investimento de R$ 250 mil.
Este ano, o evento contará com um diferencial, irá ocupar as ruas do histórico bairro de Jaraguá, a Associação Comercial e o Espaço Armazém, que receberá os estandes e a feira de livros. “Essa edição marca a Universidade abraçando a sociedade e a sociedade abraçando a universidade”, defendeu a reitora Valéria Correia.
A presidente da Edufal, Elvira Barreto, idealizadora da Bienal, também destacou o caráter inovador desta edição, assim como a ocupação dos espaços públicos e a interação com a sociedade. Segundo Barreto, mais de 250 mil visitantes são esperados nos dez dias de bienal.
O presidente da Fundepes reforçou a parceria da fundação com a Ufal, por meio da Edufal, e assegurou que o corpo técnico não medirá esforços para que a 9ª Bienal seja um sucesso absoluto.