Ascom Fundepes
A Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deram início às atividades, nessa sexta-feira (20), do primeiro projeto que será executado em parceria entre as duas instituições, dentro do que preconiza o Pró-Ifal, firmado em 2014.
O projeto Tradução Cloudlabs, desenvolvido pelos professores Victor Sgarbi e Elaine Sgarbi, irá analisar o processo tradutório de simuladores educacionais de química, física e biologia do Espanhol para o Português. A pesquisa, com financiamento internacional do Innovate Education: Service and Solutions S.A.S. tem vigência –inicialmente- de oito meses e receberá investimentos da ordem de R$ 152 mil.
Caberá à Fundepes a execução técnica, com o controle, acompanhamento e avaliação das atividades do plano de gerenciamento, além da execução administrativa-financeira, que prevê contratação de equipe e serviços, aquisição de bens e materiais e realização de pagamentos, entre outras atribuições.
O desenvolvimento do projeto concretiza uma meta antiga da Fundação e do Ifal e estabelece, de fato, a Fundepes como fundação de apoio do Ifal, abrindo o caminho para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas mais diversas áreas entre as duas instituições.
Na manhã desta sexta, o vice-presidente da Fundepes, Gerson Guimarães, recebeu os professores Victor e Elaine, que foram apresentados aos gerentes de todas as unidades da fundação e à metodologia de trabalho.
A Fundepes é a fundação de apoio autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) para apoiar a Universidade Federal de Alagoas e ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal).