Com objetivo de capacitar jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica no campo da inovação tecnológica, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) é responsável pelo gerenciamento do maior polo tecnológico educacional de Alagoas. O Espaço 4.0 é dotado de computadores, tablets, impressoras 3D, acesso à Internet e outros gadgets e é utilizado para capacitação desses jovens para prepará-los para o mercado de trabalho.
Ao todo, os espaços se concentram nas cidades de Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Viçosa. As vagas dos cursos para as novas turmas de 2023 para lotação nos municípios já estão disponíveis para os jovens interessados no perfil oficial do Espaço 4.0 no Instagram: @espaco4.0ifal
“O nosso empenho no gerenciamento deste projeto se fortalece com o resultado da redução do desemprego de jovens, através da capacitação em tecnologia e inovação e sua inserção no mundo do trabalho no contexto da Indústria 4.0. Nós temos assim, uma melhoria da qualidade de vida desses jovens e da comunidade a partir de novas formas de geração de renda em áreas com diversas oportunidades de crescimento profissional”, afirmou o diretor presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.
O container oferta cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores. Também estão na lista, instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica, internet das coisas e robótica educacional. Para ter acesso à lista completa com os cursos, clique aqui.