A vice-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Taciana Melo, representou a Fundação durante o workshop Desenvolvendo a Aquicultura em Alagoas. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (24), no Auditório da Casa da Indústria, em Maceió, e contou com a presença de prefeitos, aquicultores, empresários, empreendedores do segmento e autoridades do ministério da Pesca, sendo conduzido pela Secretária Nacional de Aquicultura Tereza Nelma.
“A Fundepes já gerencia pontualmente projetos da Universidade Federal de Alagoas neste campo, inclusive com fomento da secretaria nacional de Aquicultura via termo de execução descentralizada. Agora, nossa expectativa é apoiarmos ainda mais projetos nesta área, especialmente no campo da reprodução e crescimento de organismos aquáticos. Este workshop, trazido para Alagoas pelo dinamismo e compromisso da secretária Tereza Nelma, é vital para que avancemos neste setor tão importante e que precisa ser dinamizado em nosso estado”, destacou Taciana Melo.
Durante o workshop, ao lado do superintendente da Pesca em Alagoas Cauê Castro, e do diretor do Ministério da Pesca Paulo Faria, Tereza Nelma convidou empresários e empreendedores do segmento à construção conjunta de um plano para o desenvolvimento da aquicultura no estado. “A secretaria nacional de Aquicultura acredita no potencial da aquicultura alagoana e quer apoiar projetos estruturados com este objetivo. Por isso, este workshop e esta união de forças são essenciais e, por isso, lutaremos como sempre fizemos em busca do desenvolvimento também nesta área”, disse Tereza.
Participaram do seminário os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, e da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida. Também estiveram presentes o prefeito de Coruripe Marcelo Beltrão, o coordenador do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no estado Gilberto Coutinho e o reitor da Universidade Federal de Alagoas Josealdo Tonholo.