Conselho do Ifal aprova indicação de Gerson Guimarães para a presidência da Fundepes

Consup aprova indicação de Gerson Guimarães para presidência da Fundepes. Ascom Fundepes
Ascom Fundepes

O Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (Consup-Ifal) aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, a indicação do professor Gerson Maciel Guimarães para a presidência da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), para o exercício 2018-2020.

Gerson Guimarães é o primeiro integrante do Ifal a presidir a Fundepes, em seus quase 40 anos de existência. O protagonismo do fato foi destacado pelo diretor-geral do Campus Satuba do Ifal, Anselmo Lúcio, que defendeu em seu relatório a aprovação da indicação.

A aprovação no Conselho do Ifal atende à exigência da Lei 8.958, que trata das relações entre as Instituições Federais de Ensino (Ifes) e fundações de apoio. Em junho, Gerson Guimarães foi eleito pelo Conselho Deliberativo para presidir a fundação. Além de Gerson Guimarães, a nova diretoria é composta por Jorge Brito, na vice-presidência, e Taciana Melo, na diretoria financeira.

A aprovação da indicação do professor Gerson Guimarães consolida a presença do Ifal na história da Fundação. O fato foi publicamente elogiado pelo reitor da Instituição, Sérgio Teixeira. “Esse é um momento importante para estreitar o relacionamento entre o Ifal e a Fundação e reforçar ainda mais a parceria com a Universidade Federal de Alagoas, a quem agradecemos o apoio, em nome da reitora Valéria Correia”, defendeu Gerson Guimarães.

Lattes

Professor de História do Ifal com mestrado em Educação, ocupa desde 2016 a vice-presidência da Fundepes. Foi diretor de Ensino Substituto do Campus Maceió, chefe do Departamento de Ensino Superior e Coordenador de Licenciaturas do Ifal, ministra aula na disciplina de História da Educação. Foi diretor acadêmico da Faculdade Raimundo Marinho e atuou como professor na Esamc, Facima e Maurício de Nassau.