Com o objetivo de capacitar estudantes e profissionais na área das ciências agrárias, na formação em projetos de irrigação por aspersão, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) abre inscrições, a partir desta segunda-feira (05), para o primeiro curso de irrigação por aspersão – do básico ao projeto.
A iniciativa visa fornecer novos conhecimentos e técnicas para o dimensionamento da irrigação em áreas de pequenos produtores de topografia irregular. O curso será realizado entre os dias 5 a 19 de julho, em dias alternados, no período noturno, em formato on-line. As aulas poderão ser gravadas e disponibilizadas em ambiente virtual.
“Apesar de contar com boa bagagem técnica, o projetista de irrigação não costuma vivenciar em sala situações como áreas de topografia irregular e os materiais disponíveis na literatura são escassos para esses casos. Então, a formação complementar desse profissional precisa ser compensada através de cursos específicos. Assim, surge a necessidade de realizar um curso de irrigação voltado à prática, para que o projetista possa atuar, sem medo, em diversas tipos e formatos de área”, destacou o Prof. Dr. Allan Cunha Barros, que irá ministrar o curso.
As inscrições serão realizadas entre os dias 5 e 18 de junho e o curso será ministrado entre os dias 5 e 19 de julho. Com carga horária total de 20 horas, as aulas serão realizadas no período noturno entre 18h e 21h em dias alternados. O público alvo são os estudantes dos cursos de agronomia, eng. Agrícola, zootecnia, tecnólogos em irrigação, profissionais que atuam na área de irrigação e uso da água.