O diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Ricardo Wanderley, se reuniu, nesta segunda-feira (11), com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e os dirigentes das demais Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, para tratar da realização conjunta da Bienal Internacional do Livro de Alagoas e do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) 2021. A ideia é que todas -Ufal, Ifal, Unit, Uneal, Uncisal, Cesmac e Uninassau-, com apoio da Fundepes e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), se unam pelo incentivo à ciência, à cultura e à identidade alagoana.
O diálogo é inicial, mas todas as IES se colocaram à disposição da universidade para construção dos dois eventos, inclusive para formatação de um novo modelo, de forma a promover, de fato, a interiorização dos mesmos. Como ainda há o cenário de incertezas em relação à pandemia, a Bienal e o Caiite poderão ter formato híbrido -virtual e presencial.
Já na próxima segunda (18), a Fundepes e a Pró-reitoria de Extensão da Ufal vão se reunir com a comissão responsável pela organização dos dois eventos, com representação de todas as IES. “Essa integração é fundamental para o sucesso dos eventos. Temos de agilizar e definir como vamos fazer porque já estamos quase na segunda quinzena de janeiro e novembro chega rapidinho, principalmente contando ainda com um cenário de pandemia e incertezas”, disse Clayton Santos, pró-reitor da Proex, ao falar da possível data da Bienal, mês de novembro.
O secretário Rodrigo Rossiter colocou a Secti à disposição para apoiar os eventos. “Podem contar com nosso apoio para esse evento grandioso como é a Bienal. A secretaria está sempre disposta a colaborar. É um prazer participar desta reunião com representação das nossas IES”, destacou.
Além de Tonholo e Ricardo, também participaram o pró-reitor Clayton Santos e assessoria da Proex da Ufal; o secretário da Secti, Rodrigo Rossiter; Giulliano Anderlini, representante do Cesmac; George Márcio da Costa Souza, da Uncisal; Avelino Balbino, da Uninassau; Odilon Máximo, reitor da Uneal; Mario Cesar; e Dario arcanjo, reitor da Unit.
Pelo Ifal, além do reitor Carlos Guedes, também participaram Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Dilliani Barros, pró-reitora substituta de Extensão; Elisabete Duarte, pró-reitora substituta de Ensino; e Zoroastro Neto, chefe de gabinete.