Ascom Fundepes
A 2ª Edição do Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica se encerrou nesta sexta (8), em Brasília, e contou com a participação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
O diretor-presidente, Gerson Guimarães, a diretora-financeira, Taciana Melo, e o representante jurídico, Lucas Farias, participaram ativamente das discussões que envolveram as associações da comunidade científica, acadêmica e de inovação, órgãos de controle, permitindo a troca de informações e o aperfeiçoamento das fundações.
O evento contou com 320 inscritos de 80 fundações de todo o país, repetindo o sucesso da edição anterior, também realizada em Brasília. Em todos as mesas, debates e palestras o foco foi a busca pelo fortalecimento da categoria diante do cenário de contingenciamento e baixos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Destaque ainda para a participação, nesta edição, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, e da promotora Failde Mendonça, integrante da 24ª Promotoria de Justiça da Capital.
A diretora-financeira da Fundação, Taciana Melo, ainda participou do 1º Fórum Nacional de Importação para a Pesquisa, promovido pelo CNPq. Já o advogado Lucas Farias esteve presente ao Fórum do Colégio de Procuradores.
De acordo com o presidente da Fundepes, Gerson Guimarães, a participação dos representantes da Fundepes foi bastante importante, uma vez que coloca a fundação alagoana como agente de destaque nas discussões sobre as atividades e principais desafios das fundações de apoio no país.