Ascom Fundepes
Um convênio inédito entre o Centro Sportivo Alagoano (CSA) e a Universidade Federal de Alagoas, com a intermediação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), deu início oficial ao projeto que prevê a análise e o melhoramento do desempenho dos atletas do clube.
A solenidade ocorreu na última sexta (11) e contou com a presença da reitora da Ufal, Valéria Correia, do vice-presidente executivo do CSA, Omar Coelho de Mello, da diretora-financeira da Fundepes, Taciana Melo, da diretora do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), Leonéa Vitória Santiago, conselheiros e diretores.
O projeto, de caráter multidisciplinar, irá analisar – inicialmente – os atletas da base azulina, além das jogadoras do feminino do clube. O CSA é o único representante de Alagoas na elite do futebol brasileiro. Nos últimos anos, o time se sagrou campeão de todas as séries que disputou o futebol. Serão analisados os mais variados dados, como desempenho metabólico, resistência e até comportamento tático. O projeto tem duração inicial de 12 meses. Os atletas já começaram a ser avaliados desde 1º de outubro.
O projeto é considerado de vanguarda e deve representar melhorias no desempenho dos atletas e pode ser estendido a outras agremiações de atletas de alto rendimento de outras modalidades.