A Lei da Informática, que concede incentivos fiscais às empresas do setor de tecnologia, que tenham por prática investir em pesquisa e desenvolvimento, foi o tema principal de uma capacitação ministrada a funcionários da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisas (Fundepes). A capacitação é mais uma ação da diretoria da fundação, em parceria com a Sustentec.
Participaram do treinamento os gerentes das unidades de Contabilidade e Finanças, Projetos e Lojística, Recursos Humanos e Jurídico. Além dos integrantes da Fundepes, representantes da Ufal e do Ifal receberam orientações para desenvolver projetos, pleiteando incentivos fiscais previstos na Lei da Informática e executados de forma condizente com as exigências legais.
Entre os temas que foram discutidos estão histórico da legislação, benefícios fiscais e contrapartidas, processo produtivo básico, pleito de habilitação de produtos e modelos, projetos de P&D, relatório demonstrativo de investimento em P&D.
O treinamento é mais uma medida inédita oferecida pela diretoria-executiva da Fundepes, que tem à frente o professor Gabriel Bádue. “A cada capacitação, os funcionários da fundação se tornam ainda mais qualificados para exercer o gerenciamento dos projetos apoiados pela Fundepes”, avalia.
A capacitação será concluída no próximo mês de dezembro.