Nesta terça-feira (22), a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizou a reunião de início do projeto “Portas Lógicas Quânticas empregando guias de onda escritos diretamente, suportando o momento orbital da luz”, financiado pela US Air Force Office of Scientific Research, a força aérea dos Estados Unidos. Este é um importante processo que faz parte da internacionalização da fundação.
Coordenado pelo professor Alcenísio José, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e realizado em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o projeto atua na fronteira da ciência, desenvolvendo pesquisa em circuitos fotônicos integrados para aplicações em tecnologias quânticas. Com foco em publicações de impacto internacional e avanços com potencial tecnológico e social de longo alcance.
“Assumir a gestão de projetos financiados por instituições internacionais representa um desafio significativo e uma valiosa oportunidade de aprendizado para a equipe da Fundepes. Essa experiência tem fortalecido a Fundação, tornando-a mais preparada e consolidada para estabelecer novas parcerias internacionais”, destacou o gerente da Unidade de Projetos da Fundepes, Felipe Moura.
Este encontro da coordenação e equipe técnica com as áreas de RH, compras, financeiro, assessoria de relações internacionais, projetos e prestação de contas da Fundepes é o ponto de partida da execução desta iniciativa. Trabalhando em conjunto, a fundação visa garantir o suporte necessário para uma execução eficaz e transparente desde o princípio.