Decreto com nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (31)
Eleito pela comunidade acadêmica em consulta pública com mais de 74% dos votos o professor Josealdo Tonholo foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (31). O reitor Tonholo vai administrar a Ufal pelo segundo mandato pelo período de quatro anos.
Como reitor da Ufal, Tonholo exerce também o cargo de presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). A Fundação tem como outorgantes a Ufal, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, a Federação da Agricultura do Estado de Alagoas e a Federação do Comércio do Estado de Alagoas. E de acordo com seus Estatuto, a presidência de seu Conselho Deliberativo é exercida pelo reitor da Ufal.
“Com o decreto no Diário Oficial da União, o governo federal atesta o respeito à consulta pública realizada democraticamente na Universidade e demonstra a confiança depositada por todos os estudantes, técnicos e docentes da nossa Universidade para que possamos estar a serviço do desenvolvimento de Alagoas com produção de conhecimento e ensino, de cultura e de reafirmar nosso papel social com o povo alagoano”, afirmou Tonholo.
A comunidade acadêmica da Ufal escolheu o professor Josealdo Tonholo e a professora Eliane Cavalcanti para mais uma gestão da Reitoria da universidade, com 74% dos votos.
O processo de consulta foi organizado em agosto de 2023 pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Diretório Central dos Estudantes da Ufal (DCE – Quilombo dos Palmares).