A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) é protagonista na gestão de grandes projetos institucionais dedicados às áreas de educação, saúde, assistência social, esportes, ciência, tecnologia, extensão e inovação. A última iniciativa da instituição no âmbito educacional é o projeto Segundo Tempo. A ação estimula a pratica de esportes como instrumento na produção de aprendizagem de estudantes e acontece em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
“Esse projeto é, sem dúvidas, de grande valia para os estudantes da rede pública de ensino. No contraturno escolar, eles terão acesso a diferentes modalidades esportivas para auxiliar no desenvolvimento individual e no desempenho em atividades que promovem cidadania e inclusão social”, explicou o diretor presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, acrescentando que o objetivo é estimular a aprendizagem de uma forma atrativa e prática.
O projeto Segundo Tempo tem como objetivo o acesso à prática de esportes como instrumento educacional, visando ofertar a comunidade universitária campo para aprimoramento de situação de aprendizagem, no contrafluxo escolar, que garanta acesso à prática sistemática do esporte e de atividades físicas enquanto meio de promoção e manutenção do direito à cidadania.
“Essas propostas colocam a Ufal numa condição de vanguarda do cenário nacional, com programas esportivos que atendem estudantes de maior vulnerabilidade social, contemplando-as com uma vivência no ambiente universitário, associando a prática do esporte como uma ferramenta de inclusão social e também incentivando o conhecimento e ampliando as oportunidades educacionais”, destacou o coordenador do projeto Segundo Tempo, Pedro Balikian.