O projeto beneficiado pela emenda parlamentar irá promover a profissionalização de 60 marisqueiras da Lagoa Mundaú
O senador Rodrigo Cunha destinou o valor de R$150 mil reais em emenda para projeto desenvolvido pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). A iniciativa tem o objetivo de promover a profissionalização de marisqueiras da Lagoa Mundaú, para que estejam aptas a trabalhar na produção de sururu com qualidade diferenciada, em condições de competir com o mercado local e, dessa forma, melhorar a renda familiar e a segurança dos seus filhos.
“A parceria com parlamentares é uma iniciativa que alinha soluções de gestão e boas entregas. É preciso destacar que a Fundepes segue empenhada para gerar novos canais de pesquisa e extensão, e promover um avanço nos serviços para a população. A Fundação tem o papel de mediar essa aproximação do cidadão comum, o destinatário do serviço público, e a academia, que tem um potencial imenso de transformação na sociedade ”, afirmou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.
Com uma produção mensal de 400 toneladas, o sururu tem favorecido, predominantemente, atravessadores que exploram a mão de obra local e lucram em um mercado promissor, dentro e fora de Alagoas. Mulheres e até crianças são exploradas diariamente, realizando a etapa mais longa e exaustiva do processamento, em ambientes e condições extremamente adversas e indignas, e ainda recebendo a menor remuneração, de R$3,00/lata de 18kg.
Por esse motivo, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Fundepes, através de seus especialistas e amplo conhecimento sobre a cadeia produtiva do sururu, propõe a qualificação técnica indispensável para desenvolver nas marisqueiras da comunidade, suas capacidades de gestão, produção e comercialização do sururu, visando a sustentabilidade da cooperativa e de outros empreendimentos coletivos, bem como a organização da cadeia produtiva desse pescado em benefício dos pescadores locais.