O Pacto por Maceió é uma iniciativa ampla, interinstitucional e apartidária
Na tarde desta quinta-feira (17), entidades que compõem o projeto Pacto por Maceió, encabeçado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas e instituições públicas do estado de Alagoas, se reuniram para definição de plano de ação para estruturação de propostas em prol das famílias atingidas pelo fenômeno de subsidência gerado pelo Caso Pinheiro.
A reunião aconteceu por meio da plataforma Google Meet e explanou as iniciativas de cada entidade para a construção de propostas para o projeto Pacto por Maceió. Na ocasião, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, lembrou ações já estruturadas para a construção de iniciativas em prol das famílias.
“O Pacto por Maceió tem buscado um diálogo ativo com a petroquímica Braskem, e em diversas reuniões foi apresentado à indústria, que se colocou à disposição para discutir novas propostas. Nosso objetivo agora é colocar em prática o nosso plano de ação, tendo em vista a importância do papel de cada integrante desta ação na sociedade”, afirmou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.
O diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, também participou da reunião e destacou o papel importante do Pacto na sociedade. De acordo com o gestor, o projeto já é estruturado para melhorias necessárias.
“Apesar de pouco tempo de existência, o projeto Pacto por Maceió já se consolidou. Nós conseguimos fazer uma mobilização notável por meio da sabatina com os candidatos à Prefeitura e o evento foi um verdadeiro marco. Agora estamos alinhando o plano de ação para a entrega de propostas que são necessárias para o futuro da nossa cidade”, destacou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.
Na busca de fomentação das novas propostas idealizadas pelo Pacto, o Pró-Reitor da Ufal, Clayton Santos, e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, participaram de uma reunião em Brasília com o prefeito eleito em Maceió, João Henrique Caldas. Na oportunidade, estratégias e iniciativas foram explanadas e um novo encontro está marcado com a equipe de transição do prefeito eleito e o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, para discutir as ações do novo plano de ação do projeto Pacto por Maceió.