A explanação das iniciativas foi feita em reunião realizada nesta terça-feira (15), com gerente de esportes da UFAL
Esporte, lazer e assistência social. Esses foram os temas explanados na manhã desta terça-feira (15), em reunião com o diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Ricardo Wanderley, a vice-presidente da Fundação, Taciana Melo, e o Gerente de Esportes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Prof. Dr. Pedro Balikian Junior.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física diariamente. Isso porque o esporte tem um papel fundamental na formação infantojuvenil, já que auxilia no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais.
Apesar dos benefícios da prática esportiva, o sedentarismo infantojuvenil vem crescendo nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física em nível suficiente. Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul (CELAFISCS), aponta que apenas 44% das crianças brasileiras seguem a recomendação mínima de prática de esportes.
“Iniciativas na área do esporte, lazer e assistência social são importantes pois estimulam o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania. Por meio das atividades esportivas as crianças e os adolescentes têm estimulados aspectos de convivência social e, desta forma, ampliam seu repertório para o enfrentamento das vulnerabilidades e riscos sociais que vivenciam no dia a dia. A Fundepes apoia projetos que promovem esse estímulo”, destacou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.