Expressomail Mapa do Site PortalSagi Links Home
 

 
09/12/2016

XI Connepi: Fundepes esclarece dúvidas a integrantes do Ifal

Quais os principais desafios para desenvolver projetos de pesquisa? Como captar recursos? Qual o papel da Fundepes como apoiadora do Instituto Federal de Alagoas? Esses foram alguns temas tratados durante a mesa de debates realizada dentro da programação do XI Connepi, no Ritz Lagoa da Anta, nesta quinta-feira, dia 8.
Participaram do debate o diretor-presidente da Fundepes, Gabriél Bádue, a gerente da Unidade de Projetos, Taciana Melo, além do professor Eurípedes Alves, que há quase uma década desenvolve projeto de pesquisa com o gerenciamento administrativo-financeiro da fundação.
Voltada a professores, pesquisadores, alunos e demais integrantes dos Institutos Federais do país, o debate esclareceu algumas dúvidas dos participantes.
Em sua fala, o professor Gabriel Bádue fez um breve relato da atuação das fundações de apoio em todo país. Segundo levantamento recente, as 104 fundações movimentaram mais de R$ 6,2 bilhões em recursos, além de empregar cerca de 50 mil pessoas apenas no ano de 2015.
Dentro deste cenário, o presidente apresentou o perfil da Fundepes, sua atuação como entidade de caráter privado e credenciada a apoiar tanto o Ifal quanto a Ufal. Prestes a completar 38 anos de existência, a Fundepes vem se transformando e fortalecendo seu papel assumindo o protagonismo de várias discussões, inclusive sediando, em 2017, o 35º Confies, evento que reúne todas as fundações para debater entraves e soluções.
A gerente da Unidade de Projetos, Taciana Melo, e o professor Eurípedes Alves, demonstraram as oportunidades para desenvolver projetos de pesquisa com o apoio da Fundepes.
Ainda durante a mesa, foi apresentado à comunidade acadêmica o novo vice-presidente da fundação, professor Gerson Maciel Guimarães, que será empossado no próximo dia 19, integrante do Instituto Federal de Alagoas.


 

 

Rua do livramento, 148 - 6º Andar - Edf. Walmap Centro - Maceió/AL
CEP: 57020-030 Fones/Fax: (82) 2122-5353
www.fundepes.br