Expressomail Mapa do Site PortalSagi Links Home
 

 
17/11/2016

Projeto gerenciado pela Fundepes fortalece agricultura familiar e agroecologia em AL

Vencedor do Prêmio Santander, na categoria Universidade Solidária, o projeto Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia, da Universidade Federal de Alagoas promove, desde 2014, a inclusão socioeconômica da comunidade do assentamento Zumbi dos Palmares, em Branquinha, na região da zona da mata do Estado.
O projeto, que possui gestão administrativa-financeira da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), incentiva a participação de agricultores em feiras orgânicas na universidade, Praça do Centenário e em outros pontos da cidade. Os temas do projeto são tratados em disciplinas do curso de graduação em Nutrição e Serviço Social e em atividades educativas voltadas à comunidade local.
De acordo com a professora Maria Alice Araújo Oliveira, da Faculdade de Nutrição, o projeto – que teve sua origem em 2014 – prevê a realização de oficinas e cursos de capacitação com foco em economia solidária, desenvolvimento sustentável e políticas públicas visando ao fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia.
Graças ao projeto, os agricultores recebem orientação sobre produção, envase, rótulos nutricionais, entre outros aspectos que agregam mais valor e credibilidade à produção.
A coordenadora informou, ainda, que devido ao sucesso do projeto, a demanda tem aumentado significativamente, sobretudo de solicitação para participação em feiras, e que a ideia é ampliar o número de agricultores participantes.


 

 

Rua do livramento, 148 - 6º Andar - Edf. Walmap Centro - Maceió/AL
CEP: 57020-030 Fones/Fax: (82) 2122-5353
www.fundepes.br