Expressomail Mapa do Site PortalSagi Links Home
 

 
15/06/2016

Caiite 2016 - ‘Ciências, saberes e sociedade em rede’

Fundepes participa da reunião de articulação com a comissão do evento

Hoje, com muito entusiasmo, iniciamos o alinhamento de ideias e planejamento para execução do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite 2016 em conjunto com as comissões Acadêmica, Cultural, Estrutura Geral, Divulgação, Mídia, Cerimonial, Finanças e Captação de recursos, formada por professores da Ufal, produtores culturais, assessoria de comunicação da Ufal e as pró-reitorias. A Fundepes, como fundação de apoio a Ufal, espera apoiar proativamente as comissões do Caiite, captando oportunidades e parcerias, para viabilizar as ações programadas neste evento, oferecendo à sociedade acadêmica um evento de qualidade.

Saiba mais sobre o Caiite 2016:

Thâmara Gonzaga - jornalista

Muito trabalho de pesquisa, palestras, minicursos, atrações culturais e artísticas. Tudo isso está garantido na programação 2016 do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Com o tema Ciências, saberes e sociedade em rede, o maior evento de divulgação científica do Estado vai ser realizado de 27 a 30 de setembro.

A marca deste ano, criada pela programadora visual da Assessoria de Comunicação da Ufal, Camila Fialho, faz referência ao ícone da conectividade. “O símbolo foi estilizado com um ângulo de corte maior para fazer referência à letra ‘c’ de Caiite. Já os pontos coloridos interligados representam a transmissão de conteúdo e retratam a sociedade conectada através do conhecimento”, explica Camila.

Gestores da Ufal e de instituições parceiras já estão se reunindo para montar a programação e garantir o mesmo sucesso nesta quarta edição do evento. Entre as novidades, está a mudança do local de realização. Este ano, as atividades serão no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. Apenas a solenidade de abertura ocorrerá no Centro de Convenções, em Jaraguá, na noite do dia 27.

“Estamos em um momento de extrema adversidade no cenário econômico e político do país, mas não podemos deixar de fazer o Caiite. Será realizado em um outro formato, mais enxuto, adequado ao contexto financeiro que estamos vivendo. Por isso, contamos com a colaboração dos nossos técnicos, docentes e da comunidade acadêmica de um modo geral. Vai ser um desafio novo, mas, igualmente, buscaremos resgatar essa tradição de eventos científicos, dando visibilidade e reunindo a comunidade acadêmica e cultural aqui de Alagoas”, enfatiza o vice-reitor da Ufal, José Vieira.

Ele ressalta que a Universidade tem grandes eventos consagrados junto à sociedade alagoana, entre os quais estão o Caiite e a Bienal, que aproximam a instituição dos estudantes do ensino médio e da população em geral. “Essa perspectiva, com certeza, vai permanecer no Caiite 2016 e de uma forma ainda mais interessante, porque os alunos das redes municipal, estadual, além de outras instituições de ensino superior e de pesquisa, poderão conhecer o próprio espaço da Ufal”, afirma.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Alejandro Frery, acrescenta que o evento preservará a sua característica principal de socializar a produção acadêmica. “Estudantes da graduação e da pós terão a oportunidade de apresentar seus estudos em Maceió e também serão realizadas programações paralelas em todas as unidades da Ufal no interior”, diz.

Um dos grandes destaques do Caiite 2016 vai ser a palestra de encerramento com o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Gilson Volpato. Ele é da área de Ciências Biológicas, com reconhecida experiência em metodologia científica. O autor de vários livros sobre escrita acadêmica e gerenciamento do tempo de pesquisa vai partilhar seu conhecimento sobre o tema Formação de cientistas. “É um grande pensador sobre a produção científica. Vai ser uma honra tê-lo conosco”, destaca o pró-reitor.

http://www.ufal.edu.br/noticias/2016/6/caiite-2016-sera-em-setembro-com-o-tema-2018ciencias-saberes-e-sociedade-em-rede2019


 

 

Rua do livramento, 148 - 6º Andar - Edf. Walmap Centro - Maceió/AL
CEP: 57020-030 Fones/Fax: (82) 2122-5353
www.fundepes.br